A história do estado da Bahia

downloadA Bahia é um dos 26 estados do Brasil e está localizada na parte nordeste do país, na costa atlântica. É o quarto maior estado brasileiro em população (depois de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro) e o 5º maior pela área. A capital da Bahia é a cidade de Salvador (anteriormente conhecida como “Cidade do São Salvador da Bahia de Todos os Santos”, localizado em uma faixa de terra que separa a Baía de Todos os Santos do Atlântico. Uma vez um reduto monárquico dominada pela agricultura, escravização, e os interesses da pecuária, a Bahia é hoje um grande centro de produção cujas três últimas eleições tem sido dominado pelo Partido dos Trabalhadores.

O nome do estado deriva da capitania, no início, conhecido como a Bahia de Todos os Santos, uma das principais características do seu litoral. A baía em si foi nomeado pelo explorador Amerigo Vespuccio durante a sua segunda viagem, quando a encontrou no Dia de Todos os Santos (1 de novembro) de 1502. Ele a chamou depois de sua igreja paroquial em Florença, San Salvatore di Ognissanti (Santo Salvador Todos os Santos). Ao longo do tempo, a baía foi distinguida como a Baía de Todos os Santos, o Estado como Bahia e sua capital pela primeira vez como Salvador.

Bahia faz fronteira a leste com o Oceano Atlântico, com a sua Baía de Todos os Santos a maior do Brasil. Sob o Império brasileiro, o que obrigado a norte pelo Rio Real e pela Jequitinhonha no sul, mas agora é circundada de forma irregular vinculados por outros estados do Brasil, alguns dos quais foram formados a partir dele. No norte, faz fronteira agora (de leste a oeste) com o  Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Piauí. No noroeste, que faz fronteira com o Tocantins. No oeste sul, faz fronteira com Goiás, e no sul faz fronteira (de leste a oeste) pelo Espírito Santo e Minas Gerais.

A empresa administradora da energia local é a Coelba, veja aqui como tirar a sua Segunda via da Fatura COELBA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *