O Que é e Para Que Serve o Detran?

O Detran é quem fiscaliza o trânsito de uma cidade. E é o responsável pela CNH (Carteira Nacional de Habilidade), regulamentando e monitorando as leis e descumprimentos do mesmo. Quando quiser ter permissão para dirigir e quaisquer dúvidas relacionadas à trânsito, como multas por exemplo, o órgão deve ser procurado.

Cada estado tem o seu próprio Detran, que pode ter lei próprias para ele. Como em São Paulo que existe o rodízio de veículos, e algumas placas não podem circular em determinado dia da semana.

Se você é de Pernam,buco, por exemplo, é no Detran do Estado do Pernambuco que você deve ir toda a vez que precisar. Mesmo que tome uma multa em São Paulo, como a do rodízio e você decida recorrer à infração, você deve fazer isso no seu Estado.

Detran

O órgão também é responsável pelo emplacamento, fazendo a instalação e selagem das placas de todas as cidades que o estado abrange. É o Detran quem faz o registro do veículo, bem como seu licenciamento.

É ele quem recolhe o segura obrigatório PPVAT, gerencia e cobra as multas para motorista desatentos que descumprem as leis. Alé de pagar uma punição para a infração, o Detran também gerencia os pontos da CNH, que vão acumulando a cada nova infração.

Fique sempre atento aos seus direitos, bem como obrigações de cidadão, afim de evitar prejuízos para o seu bolso. Pague suas contas em dia e ande no limite de velocidade permitido. Atente-se principalmente À cobrança de IPVA, que raramente é a mesma e varia de ano em ano. Ela depende da placa do seu veículo e todos os anos o Detran divulga uma tabela com os dados necessários para que seja efetuado o pagamento da mesma. Como a data limite e a porcentagem necessária a ser paga.

Respeite as autoridade, inclusive do Detran. Quaisquer dúvidas relacionadas ao transito, vá até o Detran mais próximo de você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *