Conheça a história e o significado do termo Utopia

Utopia, mundo perfeito, Thomas More

Você já ouviu falar na palavra Utopia? Esse termo é muito utilizado em ambientes sociológicos, para designar a alguma ideia ou projeto. Mas você sabe o que significa? Neste texto vamos te explicar melhor a origem e significado da palavra!

Utopia é uma palavra que foi criada a partir de uma justaposição dos antigos gregos. Seu significado íntegro é “lugar que não existe”. Basicamente, é um termo criado por Thomas More, quando o autor conceituou e intitulou sua obra, escrita por volta de 1516.

O termo utopia foi, e é, utilizado para definir uma ideia, ou projeto, tão grandioso e otimista, que, apesar de ser bom essencialmente, não pode ser realizado realmente. Em outras palavras, a utopia trata-se de uma doutrina, uma ideia que não pode se tornar realidade, pode estar presente apensar em projetos, pensamentos ideais, devido à falta de fatores ambientais, sociais e culturais que existem no mundo hoje, ou existirão futuramente.

Utopia, o livro

Escrito por Thomas More, Utopia é um livro, apesar de ter sido escrito na época da renascença, é muito contemporâneo. Sendo um projeto ligado totalmente ao humanismo e na transformação social, o autor passa engloba toda uma sociedade, extraordinária, extremante diferente das que exista ou poderiam imaginar estir na época. Uma terra onde o capitalismo ou todo sistema monetária, público e democráticos eram, basicamente, Utópicos.

Nesta sociedade divergente, More mostra um aglomerado de pessoas tranquilas, em uma sociedade de paz e prazerosa de se conviver. Neste mundo, guerras seriam quase que inexistentes. Artes e literaturas agradariam a todos e todo um povo seria integramente harmônico dinâmico.

Consciente de seu tema ideal, as ideias que o livro passa estão diretamente ligadas aos problemas contingentes na época, porém que, mesmo idealizando toda resolução da mesma, sua chance de melhora não ocorreria, pois seria utópico.

Aplicando hoje

Hoje, podemos fazer um paralelo com as existentes ideologias, planos ou projetos sociais, materiais, psicológicos que rodeiam o mundo. Thomas More foi sábio em projetar algo que estava muito além de seu tempo. Perdurando assim, seu significado e conceito por mais de 500 anos da publicação de seu livro.