Se tratando do folclore brasileiro podemos dizer que não são poucos os personagens que tem suas historias contadas ao longo dos anos. São contos, histórias, lendas e muito nas cantigas. Existe historia de tudo, desde morto vivo, mula sem cabeça e menino de uma perna só. Descubra aqui, nas linhas abaixo, um pouco mais sobre as principais lendas.
Saci Pererê
Retratado sempre como um moleque muito arteiro, defende a natureza e luta contra caçadores. Nos desenhos mais antigos ele aparece fumando seu cachimbo, mas com o passar dos anos teve que trocar por pirulitos, tirando assim um pouco da identidade do verdadeiro Saci.
Mula sem Cabeça
Certa vez uma mulher se interessou por um padre e acabou recebendo um feitiço. Perdeu a cabeça e virando uma mula. Segundo a crença popular ela sai nas noites de quinta feira, soltando fogo pelo pescoço. Costuma também a assustar pessoas e animais nos pastos. Como dizia o meme “essa é a tal da mula”.
Negrinho do Pastoreio
Essa historia se passou nos tempos dos escravos, no sul do Brasil.
Um menino que era escravo em umas aras, ao levar os cavalos de seu senhor para passear, acabou perdendo um dos animais que acabou fugindo.
Ao chegar sem um dos cavalos, foi brutalmente castigado por seu dono, que o colocou nu amarrado no formigueiro. Ele não resistiu e acabou morrendo, devidas as dores provocadas pelas formigas. Com o tempo pessoas viram ele montado no cavalo perdido próximo a imagem da virgem maria.
Curupira
Esse é uma das lendas mais enigmáticas do nosso folclore. Se Garrincha, foi o rei do drible com suas pernas tortas, o que se pode dizer do Curupira? Seus pés são para traz para enganar os caçadores, que não conseguem achar onde ele se escondeu. Se ele andar de costas, será como se estivesse andando para frente e vice e versa. Ate os caçador pensar em uma coisa dessa, ele já teve suas armas e comidas saqueados pelo carinha verde de olhos vermelhos.