Veja 10 formas de se preparar para o exame da OAB e conseguir ser aprovado

Prova OAB como se preparar

Após a conquista do diploma de Direito, o recém-formado que sonha exercer a atividade advocatícia precisa encarar a primeira fase do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Não se trata de uma tarefa simples, mas talvez seja a mais importante, dado que sem a aprovação, não há como trabalhar na área legalmente.

No calendário OAB 2023, consta o 37º Exame de Ordem Unificado, cuja primeira fase acontece no dia 26 de fevereiro. Já a segunda fase tem data marcada para o dia 30 de abril.

O exame exige que o futuro advogado estude e tenha amplo conhecimento em nada menos que 17 matérias – talvez por isso seja conhecido pelo alto índice de reprovação dos candidatos.

Para enfrentar esse desafio, é fundamental que o estudante tenha autodisciplina, saiba gerenciar bem o tempo para absorver os conteúdos ao máximo e administre as horas disponíveis para fazer todas as questões do exame.

Ainda que o graduando tenha tido contato com todas as áreas do Direito exigidas na prova da OAB, sabemos que apenas isso não será suficiente para sua aprovação. Daí a importância de uma preparação específica, a parte da universidade, para maximizar as chances de passar de primeira.

De início, leia o edital com atenção e saiba exatamente quais disciplinas estudar. Em seguida,a tenha um plano de estudos completo que abrange as matérias – distribuídas entre as semanas que você tem até o dia da primeira e segunda fase, – e o tempo diário de estudo.

Por fim, não deixe de reservar um momento para a revisão dos conteúdos e para resolver questões das edições anteriores.

Essas dicas são as mais comuns entre aqueles que foram bem-sucedidos no exame da OAB. Abaixo, separamos outras 10 sugestões especiais para você se preparar e conseguir ser aprovado!

1. Planejamento para a primeira fase da prova

Reserve um tempo de estudo realista: não adianta idealizar 6 horas diárias estudando se você, na prática, não consegue ficar 3. Por isso, organize-se.

A dedicação é outro ponto-chave: sem estabelecer prioridades, não há rotina de estudos que se mantenha por muito tempo. Ah, sem dúvida você irá sacrificar algumas atividades em nome da sua aprovação no exame.

Por último, e não menos importante: evite cometer o erro de passar madrugadas inteiras estudando para dar conta da agenda atarefada. A falta de sono está diretamente relacionada à incapacidade de armazenar o que estuda!

2. Estude os exames anteriores

Estudando as provas de edições anteriores facilitará a identificação de temas recorrentes nas multifacetadas áreas do Direito, além do número de questões cobradas em cada tópico, como Direito Penal e Direito Previdenciário.

Ao mesmo tempo, a análise de exames anteriores simplifica o levantamento de informações valiosas para o seu plano de estudo, dando margem para você priorizar os tópicos exigidos com mais frequência, como o Estatuto do Advogado e o Código de Ética.

3. Dê ênfase às disciplinas mais difíceis

Faça a divisão de disciplinas da primeira fase em três partes:

  • Mais difíceis e de menor afinidade;
  • Maior número de questões.
  • Mais fáceis ou que você tem maior afinidade;

Estude-as com esta ordem de prioridade, por mais chato e enfadonho que seja no início. Ademais, busque diferentes formas de captar o conteúdo – leia, veja vídeos, faça exercícios, debata sobre ele com outras pessoas que também estão estudando – tudo é válido neste momento tão importante!

4. Revisão de conteúdos

Ao finalizar um tópico relevante, faça um resumo ou mapa mental simplificado do que foi aprendido. Assim, quando estiver próximo da data da prova, você poderá ver os resumos e relembrar todos os conteúdos que estudou.

De quebra, isso te fará ter mais confiança às vésperas da prova – você também ganha tempo, pois não precisa ver tudo novamente.

5. Importância da leitura da legislação

Busque conciliar a leitura das leis com a leitura de doutrinadores e especialistas enquanto grifa partes fundamentais de cada inciso e súmula.

Isso porque a OAB exige conhecimentos básicos das áreas do direito, fundamentalmente a área da legislação.

6. Encare os simulados de anos anteriores

Uma excelente maneira de medir seus conhecimentos e o quanto sua preparação está sendo eficiente para o exame.

Nesse meio-tempo, você estará conhecendo o formato das questões cobradas na prova, na condição de ‘treineiro’. Opte por provas mais recentes, dos últimos cinco anos.

7. Saúde mental e controle emocional

Pense comigo: você estudou horrores, se preparou para o grande dia e, afinal, não está concorrendo contra ninguém – a não ser você mesmo.

O exame não é um Enem ou um concurso público. Trata-se apenas de um processo que qualifica se você está apto ou não para exercer a atividade advocatícia. Por isso, mantenha a calma e concentre-se nas questões.

Lembre-se também que há 3 exames por ano. Se você não passar de primeira, terá (várias) outras chances.

8. Gerencie o tempo para fazer a prova

O exame da OAB conta com 80 questões de múltipla escolha (A, B, C e D) que devem ser respondidas em 5 horas. Isso dá 3 minutos e 45 segundos por questão, não contabilizado o gabarito.

Logo, distribua bem o tempo que você tem à disposição. As questões mais fáceis serão respondidas rapidamente, ao passo que as mais complexas demandam tempo. Separe ao menos 20 minutos para passar as respostas para o gabarito e dez minutos para tomar água, comer ou ir ao banheiro.

9. Comece o exame fazendo as questões relacionadas às disciplinas de maior afinidade

Fuja da frustração de começar a prova justamente com as questões mais difíceis e de menor afinidade. 

Além de você ficar mais confiante – e menos nervoso – boa parte das 80 questões serão respondidas e você terá tempo para fazer as demais (e mais difíceis).

10. Atenção para cada questão

Nessa hora, vale grifar palavras importantes, focar em trechos específicos e rasurar as alternativas menos críveis. Busque ganhar tempo como você puder.

Em caso de dúvida sobre a alternativa correta, assinale as mais verossímeis e parta para outra questão. Num segundo momento, volte à fonte de dúvida anterior e escolha a que você estiver certo de que é a certa.

Com essas dicas de como funciona a prova da OAB, esperamos que sua preparação fique muito mais dinâmica e eficiente. Bons estudos!