História do Futebol

O futebol é um dos esportes mais populares que existem, é praticado por centenas de pessoas em diversos países diferentes. Um esporte que desperta paixão e mobiliza pessoas espalhadas pelo mundo inteiro.

Além disso, milhões de pessoas acompanham os jogos de seus times de coração ou a seleção de seu país, seja nos estádios, televisão e mais recentemente pela internet.

Um esporte cheio de rivalidade e disputas em campeonatos pequenos de bairro, ou campeonatos milionários como a Copa do Mundo de Futebol e a Liga dos Campeões da Europa (UEFA Champions League).

Origem de futebol

A origem do futebol possui diferentes versões, pois, os historiadores já descobriram vestígios dos jogos de bola em várias culturas antigas. Entretanto, existem indícios que apontam a origem de um esporte com características parecidas com as do futebol praticado nos países asiáticos, há aproximadamente 3000 a. C.

Outro vestígio de esporte semelhante ao futebol remete a antiga cidade grega de Esparta, onde os soldados jogavam com uma bola feita com uma bexiga de boi cheia de terra ou areia.

Vestígios à parte o modelo de futebol mais próximo do que conhecemos hoje surgiu na Inglaterra por volta do século XVII, onde o jogo foi organizado, sistematizado e ganhou regras, como, por exemplo, a medida do campo, a instalação dos gols (traves), e a bola que seria de couro e cheia de ar.

Com regras estabelecidas e claras o futebol começou a ganhar popularidade entre os estudantes e filhos da nobreza inglesa. Então no dia 26 de outubro de 1863, foi fundada a Football Association, em Londres.

Após isso o futebol foi se espalhando pelo mundo todo e ganhando novas regras até chegar ao modelo do esporte que temos hoje.

Origem do futebol no Brasil

De forma oficial, o futebol foi introduzido no Brasil em 1894, por Charles Miller, um brasileiro descendente de ingleses. Miller foi estudar na Inglaterra e ao retornar para o Brasil trouxe na sua bagagem duas bolas de futebol, dois uniformes completos, uma agulha e uma bomba.