Existem muito termos físicos básicos importantes quando queremos estudar a forma como a matéria está organizada no universo, e um deles é a densidade.
A densidade de uma determinada substância, esteja ela em estado sólido, líquido ou gasoso, é sua massa dividida pelo seu volume.
Note aqui que podemos calcular a densidade de qualquer coisa que quisermos, e com isso especificar uma propriedade do objeto que está sendo estudado.
Por conta de sua natureza, a densidade nos diz como os átomos estão organizados no objetivo, mas sem grandes informações detalhadas.
O cálculo da densidade
O cálculo da densidade de qualquer objeto é a razão da quantidade de massa do objeto pelo seu volume.
Desse modo, temos que d = m/V, onde m é a massa do objeto e V o seu volume ocupado.
É muito importante que a temperatura seja levada em consideração na hora do cálculo, pois o volume do objeto varia conforme a temperatura.
A densidade da água
A densidade da água, devido a sua abundância no planeta Terra, foi considerada como padrão para o cálculo da densidade.
Dessa forma, sempre que calculamos a densidade de um objeto, estamos dizendo quantas vezes ele é mais denso do que a água.
A densidade da água, como é a medida padrão, tem o valor de 1 kg/litro, ou seja, um litro de água pesa exatamente um quilograma.
Uma curiosidade sobre a água é que o gelo possui densidade menor do que a água líquida, fazendo com que boie.
Esse fenômenos acontece em apenas algumas substâncias conhecidas pelo homem, pois geralmente o estado sólido afunda no estado líquido.
Exemplo de cálculo da densidade
Suponha que um determinado objeto possua volume de 3 litros, e que tenha 6 Kg de massa. Qual a densidade desse objeto? Ele irá afundar ou boiar na água?
A densidade do objeto é d = 6 Kg/ 3 litros = 2 Kg/Litro, ou seja, é duas vezes mais denso do que a água.
Sabemos que substâncias mais densas afundam em menos densas, desse modo ele irá afunda na água.