Qual é o alcance da educação à distância no Brasil?

Os cursos mistos são definidos pela Lei Federal como tendo até 20% da carga de trabalho oferecida no modo de ensino à distância. ABED contactou 1.145 instituições por correio eletrônico e um convite aberto publicado no sítio Web da associação, com informações sobre o inquérito a todos os estabelecimentos que operam no ensino à distância. No total, o inquérito baseou-se em 368 respostas, 339 das quais eram instituições de ensino, e 69 organizações de “apoio”. As 339 instituições de ensino foram constituídas da seguinte forma::

  • público (federal, estadual e municipal): 92
  • lucros: 114
  • privado sem fins lucrativos: 71
  • outros: 62

As instituições participantes eram de 27 estados em todo o Brasil.

Os resultados são divididos por uma série de variáveis, tais como tipo de organização, tamanho, região, etc.

Este inquérito teve um número significativamente maior de participantes em relação aos inquéritos anteriores realizados pela ABED e confirma o crescimento do número de instituições e empresas que trabalham no ensino à Distância em 2015:

identificou um total de 5.048.000 estudantes em cursos totalmente distantes ou combinados, dos quais:

  • 1, 1 milhões estavam em cursos (grau) totalmente credenciados
  • 3,9 milhões destinaram-se a cursos abertos de empresas ou não
  • pouco mais de metade (53%) são mulheres e quase metade têm entre 31 e 40 anos.
  • 70% dos estudantes trabalham e estudam
  • a área de disciplina mais comum para cursos totalmente on-line e blended é a formação / formação de professores
  • as taxas de desistência dos cursos de ensino à distância são superiores às dos cursos no local, situando-se, em média, entre 26% e 50%
  • nos cursos acreditados à distância.
  • mais de 50% das instituições tinham uma estrutura de gestão centralizada para cursos e programas de ensino à distância
  • cerca de um quarto das instituições inquiridas pretendem aumentar os seus investimentos no ensino à Distância em 2016,nomeadamente no reforço da aprendizagem mista.
  • os investimentos realizados por instituições privadas sem fins lucrativos e com fins lucrativos foram mais elevados do que os das instituições públicas.,
  • a maioria das aulas de ensino à distância tem entre 31-50 estudantes
  • mais de 60% das instituições usavam sistemas de gerenciamento de aprendizado de código aberto, personalizados dentro da instituição, dos quais 43% eram baseados em nuvem
  • é fornecida muita informação sobre empresas privadas que oferecem serviços de ensino à distância; estas empresas privadas prestam serviços especialmente a instituições com fins lucrativos.